Notícias boas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Horta em Casa: ja pensou em ter uma?

HORTA EM CASAJá pensou em ter uma?

*Suyá Presta
Tradicionalmente, a agricultura tem um lado social: reunir pessoas, seja em mutirões para auxílio mútuo, seja em rodas de conversa à beira do fogo, seja em festas (das sementes ou de alguma espécie, como a da abóbora ou a do milho). Nesses encontros, as pessoas aproveitam para trocar sementes e experiências.

Mais recentemente, as oficinas que ensinam a plantar e a cultivar canteiros domésticos, revivem esses hábitos, trazendo um pouco da prática rural para dentro das cidades.

Nas oficinas, em que ensino “Compostágem e Canteiro Doméstico” observo que quem vem aprender a cultivar temperos acaba cultivando amigos e uma nova e diferente relação consigo mesmo, com os alimentos e com o meio ambiente. Do ato de plantar colhem mais do que o manjericão, a cebolinha e os tomates que buscavam...
 
Para botar as mãos na terra é preciso, basicamente, vontade e criatividade. A partir daí, tudo é consequência. Em um dia de oficina (manhã e tarde) aprende-se os primeiros passos e depois é ... experimentar e pesquisar!

Por onde começar

- Escolha o quê e onde plantar
 
Conhecer seu gosto por hortaliças e temperos e calcular quanto consome destas verduras por mês é um bom começo. Depois, é conhecer bem as características do local onde mora para se planejar: que lugares da casa recebem raios solares, onde é sempre frio ou quente, onde bate muito vento e onde é abafado? É importante observar estas características ao longo do ano porque o sol muda de direção com as estações.

Existem plantas que precisam muito de sol, como alface, couve, manjericão, tomate ou tomatinho (que nasce que é uma beleza e dá bastante em determinada época do ano), cenoura, salsinha, cebolinha e a maioria dos itens dos quais nos alimentamos normalmente. Algumas plantas se desenvolvem com menor incidência solar e entre elas estão o inhame e a hortelã (deve bater pelo menos umas quatro horas de sol direto durante o dia). O gengibre, a taioba e, talvez, a bertalha também aturem menos sol. O maracujá (gosta de sol pleno) precisa de uma treliça, e isso pode servir de condicionador de ar ou barreira contra o vento em janelas ou varandas onde o sol ou o vento sejam muito intensos. Em locais bastante pequenos, recomenda-se dar preferência para legumes e folhagens, entre temperos e hortaliças.

- Escolha os recipientes para acondicionar os canteiros
Os recipientes podem variar de montes de terra, passando por jardineiras de cimento, barro e plástico (atenção para os plásticos pretos pois podem esquentar muito se não forem pintados de outra cor!). Já vi pessoas utilizarem com muito orgulho, vasos sanitários antigos, carrinhos de mão e até sapatos velhos. Existe a possibilidade de plantar em bambus cortados, canos de PVC perfurados, postos na vertical cheios de terra, garrafas pet, etc  Mas para semear, prefiro utilizar caixinhas de leite longa vida. Pessoas mais exigentes preferem sementeiras de isopor ou tubetes de plástico que podem ser reutilizados. Mas pode-se fazer tubetes cortando garrafas pet e as enrolando.

-  Escolha o substrato e as sementes ou mudas de hortaliças orgânicas
Substrato é a mistura de areia, barro e terra adubada, ou esterco, que formam uma combinação ideal para o plantio. Em locais urbanos fica mais fácil ter acesso a substratos prontos e ensacados.

- Ferramentas de jardinagem
Estes materiais podem ser arranjados, reutilizados ou ainda ser produzidos em casa ou comprados em hortos, floras (em Jacarepaguá tem bastante). Afinal, horta urbana é uma espécie criativa e saborosa de jardinagem!  No final, seguem algumas dicas de endereços para compras no Rio de Janeiro.

Dicas que ajudam a "dar certo"
Três coisas são fundamentais: o círculo de amigos para troca de experiências; a busca por informações e a prática de cultivo.

Devemos sempre atentar às indicações existentes nas embalagens das sementes onde é informada a época de plantio de cada espécie, a profundidade de semeadura, o tempo de germinação e de transplante, para aquelas que devem ser transplantadas das sementeiras para canteiros maiores.

O pulo do gato é cultivar sempre algumas mudas até o seu florescimento, esperar as sementes chegarem para colhê-las, pois estas sementes estarão muito mais adaptadas às condições locais do que qualquer outra.

Depois, é só repartir e trocar estas sementes com outras pessoas. Os agricultores profissionais aprenderam tudo o que sabem a partir de suas experiências e das trocas de conhecimentos.

Dicas de onde comprar materiais:

Produtor de mudas de hortaliças orgânicas - Estrada do Pau Ferro, 927 telefones (21) 33929608 ou 97755079, onde se pode conversar com o Sr. Carlos - RJ

CADEG, para encontrar jardineiras, terra, ferramentas e uma diversidade de utensílios para o plantio (inclusive sementes sem aditivos químicos). Para sementes produzidas em sistema orgânico, procurar por Bio Natur, eles vendem saquinhos pequenos e também latas de sementes - RJ

CEASA, em Irajá, RJ também pode ser uma alternativa, mas se deve atentar para a condição ou não de serem materiais orgânicos - RJ

Bionatur – Candiota - RS

Piraí Sementes – Piracicaba - SP

*Suyá Presta é Engenheiro Agrônomo com aperfeiçoamento em planejamento participativo de sistemas agroecológicos de produção;atua como educador agro-ambiental junto a comunidades e grupos de interessados no convívio harmonioso com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário