Notícias boas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Criado Coletivo Nacional de Agricultura Urbana- Um dos frutos do III ENA

Venho aqui partilhar um pouco de agroecologia.

O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades.


O mais importante é que esses encontros de nível nacional são resultados de construções cotidianas nos estados, regiões e cidades brasileiras. O reconhecimento e fortalecimento das experiências agroecológicas no campo e na cidade torna capaz o crescimento de uma proposta de bem viver, de segurança e soberania alimentar. Mantendo e fomentando a vocação agrícola do ser humano é possível criar ilhas mais sustentáveis capazes de garantir alimentos saudáveis e qualidade de vida a muitas pessoas.
 
Cada passo é um desafio, desde o início, quando a pessoa quer iniciar ou fazer a transição agroecológica. Depois quando aparecem os problemas com as plantas, o desânimo, as derrotas e é claro, as conquistas, as colheitas, as curas vindas dessa relação com a natureza produtiva, com o alimento amado, vindo de casa ou de um amigo próximo.
Esse desenvolvimento é regional e a escala é biorregional (salvo para produtos que não dão em certos locais e precisam ser trazidos de mais longe). Para esse sistema sobreviver, é de suma importância  as rodas de conversa, as feiras, os encontros, os seminários locais e regionais, enfim, espaços onde posso levar minha experiência e aprender com outras semelhantes, vividas na prática, adaptadas ás pessoas e não aos seus bolsos ou ao mercado.

Ou seja, a base da agroecologia é você mesmo, que agora lê. É cada pessoa que sabe que somos o que comemos (em todos os sentidos).

Aproveito para compartilhar mais uma conquista, dentre tantas, conquistada pelos participantes do III ENA: Viva a agricultura e todas aquelas pessoas que cultivam a Terra. Veja a íntegra na página do III Encontro Nacional de Agroecologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário