Notícias boas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reflexões sobre a agricultura urbana carioca.

Entre os anos de 2012 e 2013, estive envolvido nas atividades de projetos de promoção da agricultura urbana.

No decorrer dos projetos pude observar que muitas pessoas que hoje vivem nas cidades têm em comum a origem e as memórias em meios rurais. Até poucos anos atrás,   a presença da criação de pequenos e médios animais associadas ao cultivo doméstico era bem presente até nas grandes cidades. E que o processo desordenado de ocupação, movido pela necessidade de moradia e o descaso das autoridades "quase" baniram a agricultura urbana.

Isso mesmo, "quase", porque atualmente a agricultura orgânica persiste e cresce em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, apesar de o poder público, por meio do plano diretor da cidade carioca afirmar que não existe áreas rurais no município do Rio de Janeiro. Ah sim, por causa, evidentemente da pressão da especulação imobiliária e os empreendimentos associados.

Esses são mais alguns motivos para as pessoas que praticam a agricultura urbana e periurbana andarem unidas. Compartilhando suas experiências e promovendo a agroecologia.

Como? Organizando redes de compras diretas aos produtores. Ja pensou em conhecer agricultores e aprender com eles essa arte que muitos de nós ja não sabe praticar;
Participação em conselhos pelo debate e construção política da agroecologia;
Organizando encontros de trocas de experiências em agricultura de base agroecológica;
Procurando e construindo  soluções coletivas.

Com criatividade fé e força de vontade nós podemos ir, juntos, muito além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário